Foi em 2005 que o Hospital abriu as portas pela primeira vez. De início eramos só três: os dois sócios fundadores e uma auxiliar que nos acompanha desde o primeiro minuto.
Mas não estávamos sós, trazíamos sonhos (como convém a qualquer recém licenciado) e um projecto, que apesar de novo era sólido: Oferecer a Beja e ao Baixo Alentejo cuidados veterinários diferenciados e corresponder a algumas necessidades que se faziam sentir na área. E fomos muito bem recebidos na nossa comunidade. A mim, que vim de fora, senti que a cidade me acolheu e me permitiu criar raízes, depois tronco, ramos, folhas e finalmente frutos. Agora sinto-a como minha.
E com maior ou menor dificuldade, entre sucessos e batalhas perdidas, fomos crescendo. Neste momento somos oito profissionais (mais os aprendizes ocasionais) dedicados exclusivamente aos animais das nossas vidas.
É com muita satisfação que podemos também afirmar que trabalhamos numa base diária com os colegas de outros centros da nossa região, fomentando a interajuda e o espírito de cooperação, muito salutar e gratificante em qualquer área de trabalho.
O que nos motiva? As relações. Com bichos e donos. Sentir que fazemos a diferença e com o nosso conhecimento, os meios que dispomos e a nossa vontade de ajudar podemos transformar os finais no mais felizes possível.
Isa Calado, médica veterinária diretora clínica e sócia fundadora do Hospital Veterinário do Baixo Alentejo